Narrativa literária: suporte para a infância, texto para a juventude
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p843Resumo
O livro de literatura infantil contemporâneo tem se constituído sobre o tripé: texto,imagem, formato do suporte para embasar a construção da narrativa. Todavia, esses elementos também podem falsear ou transformar o perfil das obras consideradas canônicas para crianças, explicitando a arbitrariedade desse modelo de livro. Por outro lado, narrativas que exploram o texto verbal e o texto visual pressupondo um leitor-modelo juvenil, e que mantêm um formato de livro infantil, indicam que essa faixa adolescente vem se constituindo como um leitor que utiliza linguagens múltiplas e simultâneas. Este trabalho analisa elementos-chave da narrativa no livro "Nenhum peixe aonde ir", da autora franco-canadense Marie-Francine Hébert, com ilustrações deJanice Nadeau. O tema da guerra, sob os olhos da criança e sob uma forte presença daenunciação, permite diferentes camadas de leitura e compreensão. Ao mesmo tempo,usos de imagens, fontes de texto e diagramação, que outrora indicavam um leitorinfantil, contemplam atualmente uma variedade de leitores de diferentes públicos eidades. A obra "As margens da alegria", de Guimarães Rosa, com ilustrações de NelsonCruz, tem o objetivo de contrapor algumas especificidades de composição visual e detexto. Categorias das artes plásticas (superfície, imagem) e da teoria da leitura (leitormodelo,pressuposição) ajudam a compreender esse fenômeno que se tornou modelode letramento: o livro de literatura infantil. Dessa forma, a concepção de juventude ede leitura para o jovem vem sendo reavaliada para que sejam incluídas outras formasde texto e, nelas, a literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.