O humor na literatura infantil: um estudo sobre leitura e apropriação de recursos humorísticos por crianças dos anos iniciais

Autores

  • Iara Tatiana Bonin ULBRA - PPGEducação
  • Rosa Maria Hessel Silveira Ufrgs PPGEducação

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n3p869

Palavras-chave:

Diferença, Literatura infantil, humorismo

Resumo

O trabalho baseia-se na articulação entre o campo da literatura infantil e os estudos sobre humor e  investiga as formas como alunos  dos anos iniciais se apropriam de alguns recursos humorísticos em sua própria produção textual e imagética, após a realização de atividade com uma obra de literatura infantil (“Os chifres de Filomena”, de David Small) que  incorpora elementos de humor.  No estudo, aborda-se a questão do humor na literatura infantil, caracteriza-se a obra escolhida,  descreve-se o trabalho realizado e interpreta-se a produção dos alunos, identificando-se, nela, a recriação de algumas estratégias de humor. Especula-se que tanto o caráter desafiador das atividades propostas quanto as características da obra, com seu final aberto, podem ter proporcionado a  grande variedade de cenários, tramas e desfechos constatada nas produções das crianças.

 

Biografia do Autor

Iara Tatiana Bonin, ULBRA - PPGEducação

Mestre e doutora em Educação.  Orientadora de mestrado. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil – Canoas-RS.

Rosa Maria Hessel Silveira, Ufrgs PPGEducação

Mestre em Letras e doutora em Educação.Orientadora de mestrado e doutorado. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS. Pesquisadora 1D do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos