Sobre formas e conteúdos: a deficiência como produção histórica

Autores

  • Gustavo Martins Piccolo Universidade Federal de São Carlos
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p283

Resumo

O presente artigo, estruturado metodologicamente mediante processo de revisão literária, objetiva abrir um campo de diálogos e possibilidades no que tange aoentendimento da defi ciência pelo prisma da produção social. Principia demarcandoa necessidade de pensarmos os fenômenos sociais para além das aparências que lheapetecem, tendo como segundo ato a contextualização da soberania do saber médicosobre outros conhecimentos como processo ligado umbilicalmente ao fortalecimento do sistema capitalista como tropos societal dominante. Finaliza apresentando o grupo nominado Disability Studies, que interpreta a deficiência como categoria marcada por intensos mecanismos de opressão e segregação histórica, portanto, nada naturais ou eternas, cuja transformação se processa em inequívoca reciprocidade a mutação da própria estrutura social que a circunscreve.

Biografia do Autor

Gustavo Martins Piccolo, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor efetivo da rede estadual de Educação de São Paulo.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do departamento de Psicologia e coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Martins Piccolo, G., & Gonçalves Mendes, E. (2013). Sobre formas e conteúdos: a deficiência como produção histórica. Perspectiva, 31(1), 283–315. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p283

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua