A identidade no e pelo trabalho: elementos constituintes das identidades profissionais dos professores da FaE/CBH/UEMG

Fábio Machado Ruza, Santuza Amorim da Silva, Karla Cunha Pádua

Resumo


Neste artigo é apresentada uma síntese de parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo analisar os elementos constituintes do processo de construção das identidades profi ssionais do professor universitário, a partir do estudo de caso de uma instituição educacional de nível superior, a saber, a FaE/CBH/UEMG. Nesta análise foram considerados aspectos da trajetória profissional, da atuação prática nas atividades que compõem o trabalho docente, e de como esse processo constitutivo se inscreve no ambiente institucional da universidade. Para isso, realizou-se uma revisão teórico-bibliográfica, consultaram-se leis acerca do tema, aplicaram-se questionários e foram feitas entrevistas na modalidade narrativa. No momento da análise, foram triangulados os dados da entrevista com as demais fontes de evidências Entre os principais resultados encontrados, destaca-se que a identidade profi ssional é construída levando-se em conta uma trajetória profissional, que, por sua vez, constitui-se de elementos individuais e coletivos. A pesquisa apontou também que essa identidade é caracterizada, ainda, por uma multiplicidade de elementos, tais como o tipo de carreira profissional desenvolvida pelo docente e sua relação com as atividades profissionais do magistério superior, os quais contribuem para que a construção das identidades profissionais sejam múltiplas e heterogêneas.


Palavras-chave


Professor Universitário; Identidade Profissional; Prática Docente

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1099



Direitos autorais 2014 Fábio Machado Ruza, Santuza Amorim da Silva, Karla Cunha Pádua

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.