Em busca da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica: contribuições para o ensino da história no ensino médio brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p475Resumo
Este artigo traz uma reflexão em torno da articulação entre compreensão empática, sensibilidade e dimensão dialógica, com desdobramentos que poderiam contribuir para mudanças na concepção e nas práticas do ensino escolar da disciplina de História, em especial, no Ensino Médio. Nesta reflexão, buscou-se abordar os caminhos que poderiam contribuir para a superação das dificuldades tradicionalmente encontradas para atender duas dentre as quatro finalidades propostas para o Ensino Médio Brasileiro e que estão dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, a saber: preparação para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento pessoal. A partir desta problemática, procurou-se efetivar uma pesquisa bibliográfica que localizasse autores e textos que poderiam dar suporte ao enfrentamento da referida questão. Conclui-se que há necessidade de oportunizar a compreensão empática da historicidade expressa na vida, por meio da introdução nas práticas de sala de aula da ideia de sensibilidade tomada como o estabelecimento de uma dimensão dialógica da vivência comunicativa que permita a percepção de diferenças e de semelhanças entre os sujeitos da conversação em torno da compreensão do mundo histórico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.