Poder e ideologia: o modelo corporativo de gestão por competências em uma indústria multinacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p667Resumo
Sendo as organizações permeadas por relações complexas e contraditórias desencadeadas por mecanismos de poder, ideologia e controle, interessa analisar no presente artigo de que forma estas relações se manifestam no discurso de Gestão por Competência, mediante análise crítica do modelo corporativo implantado em uma Indústria Multinacional, aqui denominada Indústria ALFA, a partir de duas categorias de Análise: Poder e Ideologia. As fontes dos dados empíricos são os documentos institucionais da Indústria ALFA que definem e orientam os procedimentos da Gestão por Competência. A técnica de coleta e análise dos dados será a Análise de Conteúdo segundo a proposta de Bardin e Franco. O enfoque que orienta o problema de pesquisa se dará em torno do sujeito coletivo e sua relação estabelecida com o conjunto de regras e comportamentos ideológicos impostos pela organização o qual se materializa através da submissão, da alienação e da servidão voluntária nas organizações. A base conceitual que dará suporte para sustentação desta investigação levará em consideração uma concepção teórica crítica das formas de poder e controle nas organizações concretas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.