Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção

Autores

  • Maria da Conceição Valenca da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Ivanilde Alves Monteiro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p733

Resumo

O processo de (re)construção da identidade profissional docente emerge como temática significativa, cujo foco de estudo envolve a constituição do ser professor. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo refletir o processo de construção da identidade profissional docente, a fim de favorecer uma compreensão dos aspectos nele envolvidos. Para tanto, buscou-se contribuições de estudos que tratam acerca dessa temática, notadamente voltados para essa constituição no âmbito da educação superior. O presente trabalho, ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa, foi dividido nas seguintes temáticas: Conceitos de Identidade e Identidade Profissional, no sentido de basilar as reflexões tecidas ao longo do estudo; e Identidade Profissional Docente: exigências e desafios circunstanciais, com ênfase para esse processo na Educação Superior. Ressalta-se, nas considerações (in)conclusivas, que a identidade não é o alicerce da unidade de um grupo, ela é resultante dos processos de identificação e distinção pelos quais um grupo busca formar a sua coesão e marcar a sua posição em relação aos outros grupos. O processo de (re)construção da identidade profissional docente é complexo e vai se constituindo em diferentes espaços e tempos através de variadas trajetórias, sendo individual e coletivo, numa permanente reinvenção de relações pessoais e profissionais compartilhadas culturalmente. 

Biografia do Autor

Maria da Conceição Valenca da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Atualmente está cursando o Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com estágio doutoral na Universidade do Porto, Portugal. Possui graduação em Pedagogia e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e Mestrado em Educação pela UFPE. É Assessora de Projetos Educacionais, Procuradora Institucional e professora da Faculdade Asces. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica, gestão escolar, educação de jovens e adultos, educação nas prisões, planejamento educacional e avaliação institucional.

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) , doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal (2004), Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto / Portugal. Atualmente é Professor AdjuntoI I I da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no Programa de PósGraduação em Educação compondo o Núcleo de Pesquisa em Formação de Professores e Prática Pedagógica e na Graduação do Curso de Pedagogia e das Licenciaturas Diversas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coord Pedagogica, Planeamento Educacional, Organização da Educação Escolar Brasileira, Pesquisa e Prática Pedagógica atuando principalmente nos seguintes temas: formação de Professores , identidade e profissionalização docente, Docência no Ensino Superior e com a Teoria das Representações Sociais.

Ivanilde Alves Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado (2005)e pós-doutorado em educação pela Universidade do MInho - Braga- Portugal (2011), devidamente reconhecidos em âmbito nacional. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Pertence ao quadro de professores colaboradores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, ensino e aprendizagem, representações sociais, ética e Identidade profissional no contexto da profissão docente.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

Valenca da Silva, M. da C., Carrilho de Aguiar, M. da C., & Monteiro, I. A. (2014). Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção. Perspectiva, 32(2), 735–758. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p733

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua