Dispositivos móveis na escola: redefinição de ambientes e métodos de aprendizagem no contexto italiano

Autores

  • Andrea Garavaglia Università degli Studi di Milano-Bicocca

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p573

Resumo

Este artigo discute alguns estudos recentes que permite compreender a importância da análise das necessidades educativas na concepção da sala de aula digital e suas possíveis redefinições nos ambientes e métodos de aprendizagem. A reflexão refere-se à configuração e implementação de ambientes educativos inovadores por meio de tecnologias móveis na escola italiana. Recentemente, o foco no ensino ativo e na aprendizagem informal com a integração de dispositivos móveis tem-se refletido na metodologia da Flipped Lesson (aula invertida) e dos Episódios de Aprendizagem Situada (EAS), alguns dos métodos mais interessantes para apoiar a renovação da prática escolar. Estes métodos são baseados em trabalhos de grupo realizados em sala de aula e em casa com apoio de dispositivos digitais e em alguns casos, com o, Bring Your Own Device (BYOD) (Traga seu próprio dispositivo). A escolha do método de ensino adequado aos desafios atuais é fundamental em uma sociedade onde o uso da internet aumenta a cada dia e a possibilidade de estar sempre conectado propicia processos de aprendizagem difusa. 

Biografia do Autor

Andrea Garavaglia, Università degli Studi di Milano-Bicocca

Professor da Università degli Studi di Milano-Bicocca, em Milão, Itália.

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Garavaglia, A. (2015). Dispositivos móveis na escola: redefinição de ambientes e métodos de aprendizagem no contexto italiano. Perspectiva, 33(2), 573–588. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p573

Edição

Seção

Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas