Produção discursiva de uma política curricular organizada em ciclos: a criação do ciclo básico de alfabetização em Várzea Grande - MT

Autores

  • Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Ozerina Victor de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p823

Resumo

Neste artigo problematizamos os tensionamentos entre o currículo por ciclos e o currículo por série no contexto da política curricular do município de Várzea Grande, MT. O objetivo do estudo é compreender as relações de poder estabelecidas em processos de produção de políticas de currículo, considerando a coexistência de organizações curriculares antagônicas. O aporte teórico-metodológico que fundamenta o estudo encontra-se pautado na compreensão da constituição da política de currículo em um movimento cíclico (Ball; BOWE, 1992) e como discurso (Laclau, 1986, 1996; Mouffe, 2003). As considerações sobre currículo organizado por ciclos e política curricular se fundamentam em Moreira (1990), Freitas (2003), Lopes (2005), Araújo (2006), Oliveira (2008), Mainardes (2007, 2009) e Silva (2010). O poder que permeia a disputa entre o currículo organizado por ciclos, aqui representado pelo Projeto de Reorganização do Ensino Fundamental e Implantação do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã e o currículo por série, é um movimento que acontece no interior da política curricular do município pesquisado. Esse movimento de poder permite que haja tensões no campo curricular em busca da hegemonia pela universalidade de um único currículo apenas. O que esta pesquisa mostra é que essa busca se dá de modo constante, o que impossibilita afirmar a hegemonia desta ou daquela forma de organização curricular.

Biografia do Autor

Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso.

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

Rodrigues Ferreira, E. J., & de Oliveira, O. V. (2015). Produção discursiva de uma política curricular organizada em ciclos: a criação do ciclo básico de alfabetização em Várzea Grande - MT. Perspectiva, 33(2), 823–841. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p823