A amizade nas relações de ensino e aprendizagem

Autores

  • Elaine Conte Centro Universitário La Salle -Unilasalle/Canoas
  • Bruno Passos Fialho Centro Universitário La Salle/Canoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p205

Palavras-chave:

Educação, Amizade, Formação

Resumo

Este texto propõe ressignificar os vínculos comunicativos da amizade, revelada no entusiasmo que aproxima aprendizagens nas práticas interconectadas, para explorar como ela pode trazer sensibilidade e novas percepções ao processo de formação humana. Também procura investigar quais as possibilidades e limites das relações de amizade na contemporaneidade, sustentada por fios invisíveis, mesmo a distância. A amizade constitui-se ao mesmo tempo num espaço político, ético, estético e social de diferentes formas de percepção e é uma ação pedagógica de interlocução e construção de aprendizagens colaborativas e formativas. A amizade como possibilidade e risco, abertura e superação das diferenças, liberdade para as possibilidades de questionamento, pensamento e transformação recíproca, apresenta-se como mediadora dos processos educativos e do aprender constante. Há certamente referências efetivas da amizade que nutrem o conhecimento pela confiança baseada no respeito mútuo, daí a necessidade de pensar a educação numa relação processual e dialógica de amizade em tempos de mutabilidade e de redes interativas. É justamente a partir dos laços e expressões de amizade que seria criativo e desafiador insistir na abertura à alteridade, ao encontro e às possibilidades de transformação humana para as mudanças das condições nas quais a vida se vê ameaçada. Investigar como se configuram as relações de amizade na atualidade em suas diferenças e diálogos em redes de aprendizagem fortalece o debate sobre o sentido da relação educador e educando, criando laços de amizade e afetividade, contribuindo para uma educação mais participativa, inacabada e de colaboração formativa.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Centro Universitário La Salle -Unilasalle/Canoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE).

 

Bruno Passos Fialho, Centro Universitário La Salle/Canoas

Graduado em História pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestrando em Educação no Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Professor na Prefeitura Municipal de Canoas

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Publicado

2016-06-21