Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas

Carlus Augustus Jourand Correia, José Cláudio Sooma Silva, Antonio Jorge Gonçalves Soares

Resumo


O esporte, e mais especificamente, a prática esportiva no Brasil, são elementos considerados pela sociedade como imprescindíveis para a construção de valores e da cidadania, assim com a escola. Além disso, o imaginário social sobre o atleta evidencia que no Brasil o esporte é muitas vezes encarado como uma promessa profissional, arregimentando muitos jovens para formação esportiva. Nesse processo, muitos precisam conciliar, muitas vezes com dificuldades, as rotinas escolares com as rotinas esportivas. O artigo apresenta os resultados obtidos num estudo sobre a escolarização de jovens atletas de alto rendimento no Colégio Vasco da Gama, inserido na agremiação esportiva homônima. Ancorado, principalmente, na utilização de instrumentos etnográficos de pesquisa, (entrevistas semiestruturadas e questionários) e na análise de documentos oficiais. O objetivo do artigo foi indiciar aspectos referentes aos possíveis entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas na instituição de ensino. Os resultados da pesquisa sugerem que as relações entre o colégio e o clube interferem, decisivamente, nos saberes e práticas que, cotidianamente, são construídos através da interpenetração de elementos do esporte no espaço da escola. Juntamente com isso, foi identificado um sentimento de adesão à instituição escolar, por meio da linguagem do esporte.


Palavras-chave


Cultura escolar; Escolarização; Esporte

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p188



Direitos autorais 2017 Carlus Augustus Jourand Correia, José Cláudio Sooma Silva, Antonio Jorge Gonçalves Soares

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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