Representações sociais e identidade docente: um estudo de caso na formação de professores em ciências sociais da UFRN

Autores

  • Elda Silva do Nascimento Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Karla Michelle de Oliveira Secretaria de Estado da Educação e da Cultura-SEEC/RN

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p49

Palavras-chave:

Identidade docente, Formação de professores, Representações sociais

Resumo

A presença hodierna da Sociologia na educação básica brasileira é um elemento novo para os sujeitos a ela relacionados e, para o grupo de licenciando(a)s do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a situação não é diferente. Com o intuito de compreender como os elementos apreendidos durante a formação inicial de professores influenciam o processo de construção identitária, investigou-se as representações sociais acerca da identidade docente, buscando compreender como estes sujeitos representam os professores de Sociologia. Para tanto, procedeu-se uma comparação entre os elementos que compuseram os núcleos centrais das representações sociais dos licenciandos ingressantes e dos estagiários do referido curso. Adotou-se a Teoria das Representações Sociais e a Abordagem Estrutural como aporte teórico e da Técnica de Associação Livre de Palavras como recurso metodológico. Ao se proceder a análise dos dados obtidos durante a pesquisa, tornou-se evidente que a memória desempenha um papel crucial nos processos de construção representacional e identitário, pois a familiaridade com a disciplina de Sociologia no Ensino Médio trouxe novos e importantes elementos para a composição do perfil dos atuais ingressantes na licenciatura investigada.

 

Biografia do Autor

Elda Silva do Nascimento Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade de Valência (UV), Espanha. Professora do Departamento de Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Karla Michelle de Oliveira, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura-SEEC/RN

Mestra em Educação pela Universidade  do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora  da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos