Formação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo

Autores

  • Maísa Aparecida Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Maria Cristina Silveira Galan Fernandes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p658

Resumo

O artigo busca compreender a formação e o processo de produção do conhecimento de estudantes da graduação e pós-graduação no contexto de intensificação da produtividade acadêmica por meio da análise de suas estratégias e ações. A pesquisa foi realizada com estudantes de uma universidade pública, tem caráter qualitativo, e a análise dos dados é fundamentada em Bourdieu e em perspectivas críticas de educação. A escolha dos estudantes por atividades legitimadas pela universidade fundamenta-se na instrumentalidade do sucesso escolar. Constatou-se que as atividades de pesquisa são essenciais para a formação acadêmica, profissional e pessoal do estudante, entretanto sua prática científica tem se mostrado intensificada e produtivista, orientando-se pela mercantilização do conhecimento. A formação dos universitários é pautada pela hegemonia da sociabilidade produtiva e pela normalização do produtivismo, indicando reconhecimento da hierarquia, subsumindo-se às regras como estratégia de inserção no campo acadêmico.

 

 

Biografia do Autor

Maísa Aparecida Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Maria Cristina Silveira Galan Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Oliveira, M. A., & Fernandes, M. C. S. G. (2017). Formação e produção de conhecimento na universidade: estratégias de graduandos e pós-graduandos para a inserção no campo. Perspectiva, 35(2), 658–671. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p658