O jogo com regras pode ser instrumento para modificar o fracasso escolar?

Autores

  • Silvia Nara Siqueira Pinheiro Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Curso de Psicologia.
  • Maria Laura Oliveira Couto Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Curso de psicologia.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1260

Resumo

Este trabalho apresenta uma das três intervenções efetivadas na pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar se o jogo com regras explícitas influencia o desenvolvimento das funções psicológicas superiores (FPS) de alunos com história de fracasso escolar no ensino fundamental. Ancora-se na psicologia histórico-cultural. A pesquisa adota o método genético-experimental e consiste em uma intervenção, por meio dos jogos de memória, cara a cara e damas, realizada com um aluno de 11 anos que estava repetindo o 3º ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas com a família, professores e alunos; boletim escolar; observação e avaliação assistida dos testes WISC III e TDE junto ao aluno. As análises dos dados foram microgenética e temática. Os resultados indicam que a intervenção gerou desenvolvimento das FPS e mudanças no rendimento escolar. Conclui-se que o jogo foi um mediador eficiente entre a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.

 

Biografia do Autor

Silvia Nara Siqueira Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Curso de Psicologia.

Doutora em Educação - Aprendizagem, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Curso de Psicologia
da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Maria Laura Oliveira Couto, Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Curso de psicologia.

**Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Pinheiro, S. N. S., & Couto, M. L. O. (2017). O jogo com regras pode ser instrumento para modificar o fracasso escolar?. Perspectiva, 35(4), 1260–1276. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1260