Quando as imagens substituem as palavras: a coleção “Imagens que contam”, da Pato Lógico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p35Resumo
Este texto pretende analisar uma coleção de livros-álbum sem texto, intitulada Imagens que Contam, da editora portuguesa Pato Lógico, publicadas entre 2014 e 2017, à luz das teorias contemporâneas sobre o livro-álbum (ou livro infantil ilustrado), e sobre o poder narrativo das imagens. Debruça-se com especial ênfase sobre elementos peritextuais e temáticos, procedendo à leitura individual e comparada dos vários volumes, sublinhando a coerência da coleção. De autoria de alguns dos mais importantes ilustradores portugueses da atualidade, os seis volumes em análise, distinguidos com vários prémios nacionais e internacionais, espelham bem a qualidade e a vitalidade da literatura para crianças e jovens em Portugal. Inserindo-se num tipo de publicação particular, esses volumes dependem exclusivamente dos elementos peritextuais e visuais para narrar uma história. No caso dos livros em análise, não só as imagens substituem completamente as palavras, como o texto impresso está completamente ausente do livro, já que o título e os créditos das publicações são também manuscritos pelos autores, assumindo-se como ilustração/imagem, apresentando aspetos visuais e/ou (tipo)gráficos comuns, que sugerem pistas de leitura e merecem estudo e reflexão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Ana Margarida Ramos, Carina Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
