A construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p490

Resumo

Neste artigo, propõe-se analisar a construção das identidades na visão dos membros de uma Comunidade de Prática, cujos participantes da pesquisa foram professores oriundos da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação, pesquisadores e/ou formadores de professores. A fim de promover uma compreensão das identidades, como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Social segundo Étienne Wenger. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, e os dados foram produzidos por meio de entrevistas. A análise dos dados sugere que as identidades construídas conduzem a formas de afiliações diferentes, as quais foram assim categorizadas: identidade como multiafiliação, identidade como imaginação e identidade como engajamento ou compromisso mútuo. Os resultados desta pesquisa indicam que a construção das identidades ocorreu por meio de negociações e mudanças nas trajetórias de participação dos membros dessa comunidade de prática.

Biografia do Autor

Lilian Aragão da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Formação de Professores

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Departamento II da Faculdade de Educação

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Silva, L. A. da, & Oliveira, A. M. P. de. (2018). A construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes. Perspectiva, 36(2), 490–513. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p490

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática