A construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p490

Abstract

Neste artigo, propõe-se analisar a construção das identidades na visão dos membros de uma Comunidade de Prática, cujos participantes da pesquisa foram professores oriundos da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação, pesquisadores e/ou formadores de professores. A fim de promover uma compreensão das identidades, como fundamentação teórica, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Social segundo Étienne Wenger. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, e os dados foram produzidos por meio de entrevistas. A análise dos dados sugere que as identidades construídas conduzem a formas de afiliações diferentes, as quais foram assim categorizadas: identidade como multiafiliação, identidade como imaginação e identidade como engajamento ou compromisso mútuo. Os resultados desta pesquisa indicam que a construção das identidades ocorreu por meio de negociações e mudanças nas trajetórias de participação dos membros dessa comunidade de prática.

Biografie autore

Lilian Aragão da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Formação de Professores

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Departamento II da Faculdade de Educação

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Pubblicato

2018-07-30

Come citare

Silva, L. A. da, & Oliveira, A. M. P. de. (2018). A construção de identidades em uma comunidade de prática na visão dos participantes. Perspectiva, 36(2), 490–513. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p490

Fascicolo

Sezione

Dossiê Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática