Objetos para o ensino de saberes matemáticos: contribuições da cultura material em escolas primárias (1903-1928)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p783Resumo
O objetivo, neste trabalho, é analisar a apropriação e o uso dos objetos de ensino relacionados aos saberes matemáticos nas propostas de renovação da escola primária paranaense durante a Primeira República. O estudo da cultura material escolar é considerado um importante elemento para a análise histórica, em especial na História da Educação, pois permite a interpretação de certos objetos de estudo, tendo como norte o conceito de apropriação (CHARTIER, 1990). Nessa perspectiva, orienta a análise sobre como ocorreram na prática os usos e as apropriações de materiais cuja finalidade educativa esteve em auxiliar no ensino da Matemática, por exemplo. Para tanto, utilizam-se como fontes relatórios de instrução pública, legislação educacional, cadernos, fotografias e revista. Constata-se, de um lado, a intenção com relação à necessidade de implantação de novos métodos de ensino dos saberes matemáticos nas escolas primárias paranaenses. De outro, há clareza com relação à necessidade de mais investimentos para aquisição dos materiais escolares necessários ao ensino da Aritmética, Geometria e Desenho, mas também e, sobretudo, o uso e apropriação destes na dinâmica da cultura escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alexsandra Camara, Rosa Lydia Teixeira Correia, Rosa Lydia Teixeira Correia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
