Objetos para o ensino de saberes matemáticos: contribuições da cultura material em escolas primárias (1903-1928)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p783

Resumo

O objetivo, neste trabalho, é analisar a apropriação e o uso dos objetos de ensino relacionados aos saberes matemáticos nas propostas de renovação da escola primária paranaense durante a Primeira República. O estudo da cultura material escolar é considerado um importante elemento para a análise histórica, em especial na História da Educação, pois permite a interpretação de certos objetos de estudo, tendo como norte o conceito de apropriação (CHARTIER, 1990). Nessa perspectiva, orienta a análise sobre como ocorreram na prática os usos e as apropriações de materiais cuja finalidade educativa esteve em auxiliar no ensino da Matemática, por exemplo. Para tanto, utilizam-se como fontes relatórios de instrução pública, legislação educacional, cadernos, fotografias e revista. Constata-se, de um lado, a intenção com relação à necessidade de implantação de novos métodos de ensino dos saberes matemáticos nas escolas primárias paranaenses. De outro, há clareza com relação à necessidade de mais investimentos para aquisição dos materiais escolares necessários ao ensino da Aritmética, Geometria e Desenho, mas também e, sobretudo, o uso e apropriação destes na dinâmica da cultura escolar.

Biografia do Autor

Alexsandra Camara, Universidade Católica do Paraná, PUC-PR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Instituições Escolares no Brasil (GHIEB) e História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT)

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Universidade Católica do Paraná, PUC-PR

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Lider do Grupo de Pesquisa: Instituições Escolares no Brasil (GHIEB)

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Camara, A., & Corrêa, R. L. T. (2018). Objetos para o ensino de saberes matemáticos: contribuições da cultura material em escolas primárias (1903-1928). Perspectiva, 36(2), 783–805. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p783