Inovação pedagógica: uma resposta às demandas da sala de aula universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2011v29n2p507Resumo
Este texto tem como principal objetivo dar a conhecer uma experiência curricular desenvolvida em sistema b-learning com estudantes do 1o ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. No quadro dos desafios e dos princípios lançados pelo processo de Bolonha, o artigo problematiza possibilidades e limites do recurso aos fóruns de debate (usados no sistema b-learning) para desenvolver processos autónomos de aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado um questionário de perguntas abertas que visou captar sentidos atribuídos pelos estudantes a este dispositivo pedagógico. A análise de conteúdo seguiu os procedimentos de Bardin (1991) e teve por base as ideias de Salmon (2000) quanto ao papel do professor. Globalmente, os resultados evidenciam que os estudantes apreciam muito positivamente o recurso aos fóruns de debate, considerando tratar-se de um dispositivo pedagógico importante para ampliar a sua formação. Reconhecem, ainda, que permitem uma maior acessibilidade a materiais diversos e uma melhor organização dos conteúdos constituindo, assim também, um meio de apoio ao estudo. Conclui-se que a opção por este dispositivo pedagógico converte-se num conjunto de vantagens para estudantes e professores, de entre as quais a aprendizagem autónoma ocupa posição de destaque.Downloads
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