Programa online de formação de formadores: uma experiência envolvendo a parceria Universidade-Escola

Renata Portela Rinaldi

Resumo


Este artigo, delineado como uma investigação pautada na pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico, busca analisar dados de uma experiência de parceria entre uma universidade e escolas públicas com o objetivo de formar professores que estão em exercício na educação infantil e/ou anos iniciais da educação básica para atuar como formadores de futuros professores, neste caso, estudantes de um curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. Apontou-se nos primeiros resultados da pesquisa os impactos positivos na vida pessoal e profissional dos formadores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais das pesquisadoras da universidade, especialmente pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Percebeu-se que desafios também foram enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicaram que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.

 


Palavras-chave


Formação de Professor; Desenvolvimento Profissional; Educação a distância

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p941



Direitos autorais 2014 Renata Portela Rinaldi

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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