Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p733Resumo
O processo de (re)construção da identidade profissional docente emerge como temática significativa, cujo foco de estudo envolve a constituição do ser professor. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo refletir o processo de construção da identidade profissional docente, a fim de favorecer uma compreensão dos aspectos nele envolvidos. Para tanto, buscou-se contribuições de estudos que tratam acerca dessa temática, notadamente voltados para essa constituição no âmbito da educação superior. O presente trabalho, ancorado na abordagem de pesquisa qualitativa, foi dividido nas seguintes temáticas: Conceitos de Identidade e Identidade Profissional, no sentido de basilar as reflexões tecidas ao longo do estudo; e Identidade Profissional Docente: exigências e desafios circunstanciais, com ênfase para esse processo na Educação Superior. Ressalta-se, nas considerações (in)conclusivas, que a identidade não é o alicerce da unidade de um grupo, ela é resultante dos processos de identificação e distinção pelos quais um grupo busca formar a sua coesão e marcar a sua posição em relação aos outros grupos. O processo de (re)construção da identidade profissional docente é complexo e vai se constituindo em diferentes espaços e tempos através de variadas trajetórias, sendo individual e coletivo, numa permanente reinvenção de relações pessoais e profissionais compartilhadas culturalmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.