Letramento na EJA: o que revelam os diários de campo das práticas de docência do Curso de Pedagogia?

Autores

  • Sonia Maria Chaves Haracemiv UFPR
  • Veronica Branco

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p63

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa das práticas de letramento observadas, diagnosticadas e registradas nos Diários de Campo pelos licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná das salas de aulas multisseriadas, Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas da rede municipal de Curitiba. Trata-se de um estudo qualitativo com orientações de pesquisa-ação, no qual vem sendo investigada a relação entre a concepção teórica de letramento dos acadêmicos e a concepção prática vivida nas salas de aula de na disciplina de Prática de Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta pesquisa, os registros analisados indicam a necessidade de que os professores regentes de EJA e estagiários conheçam as práticas de letramento nas quais seus alunos se inserem, organizando a prática pedagógica interventiva, de forma que o letramento na EJA parta do letramento das relações sociais, com possibilidades de ampliação da participação e emancipação do jovem e adulto, pela compreensão das dimensões contextuais do mundo em que vive, sendo que o falar e o escrever sejam significativos para os sujeitos que as realizam.

 

Biografia do Autor

Sonia Maria Chaves Haracemiv, UFPR

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Haracemiv, S. M. C., & Branco, V. (2014). Letramento na EJA: o que revelam os diários de campo das práticas de docência do Curso de Pedagogia?. Perspectiva, 32(1), 63–92. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p63