Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura

Magda Pischetola, Lyana Thediga Miranda

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p545

No contexto complexo e mutável da cultura digital, as mídias se constituem em um importante espaço para a formação, tendo o importante papel de articular novas lógicas culturais que acarretam em rupturas para o âmbito escolar. Para compreender essa mudança, criam-se novos métodos de análise e investigação – as Metodologias Participativas –, estratégias de pesquisa-ação cujo objetivo é intervir em uma dada situação social. No foco da análise aqui proposta, tais metodologias ajudam a confrontar o desafio de envolver as tecnologias digitais na cultura da escola, por meio da participação dos diferentes sujeitos envolvidos. Dois estudos de caso qualitativos sobre o projeto Um Computador por Aluno, realizados em 2012 nas escolas de Santa Catarinae Bahia, constituem a primeira etapa da pesquisa apresentada. Os resultados dizem respeito a uma inserção da tecnologia de forma “verticalizada” e a um processo desmotivador que atravessa diversas instâncias das escolas, desde o planejamento até as relações em sala de aula. A partir dessas considerações, a segunda etapa de pesquisa propõe uma intervenção didático-pedagógica em uma das quatro escolas investigadas. As metodologias de vídeo e fotografia participativas são escolhidas como possibilidades de ação-reflexão-ação que tematizam a própria realidade sociocultural, agregando o potencial de compartilhamento das experiências. Os resultados apontam para a importância da realização de atividades criativas, adequadas a uma concepção social de aprendizagem, para a centralidade da agência de crianças e jovens, junto à necessidade de redefinir as relações entre professor e aluno, em uma perspectiva mais “horizontal” do processo de ensino-aprendizagem.

 

Participatory Methods and UCA Project: understanding technologies as culture

 Abstract

In the complex and changing context of digital culture, the media become an important space of relation, as they have the crucial role of articulating new cultural logics that lead to disruptions in the school environment. To understand this change, new methods of analysis and research have been created, the so-called Participatory Methodologies. They are action research strategies aimed at intervening in a given social situation. In the analysis proposed here, such methodologies will help us to address the challenge of involving digital technologies in school culture, through the participation of different individuals involved. Two qualitative case studies about the project Um Computador por Aluno – the Brazilian One Laptop per Child -, carried out in 2012 in the schools of Santa Catarina and Bahia, are the first of two phases of the research presented. The results concern a "vertical" form of technology insertion in schools, which led to frustration and de-motivation at several levels. Starting from these considerations, the second stage of research proposes a pedagogical intervention in one of four schools in the field. The methodologies of participatory video and photography are chosen as possibilities of action-reflection-action on the sociocultural reality of students through the experience of sharing. The results show the importance of carrying out creative activities, appropriate to a social conception of learning, as well as the centrality of children and youth as agency and a broader need to redefine the relationship between teacher and student, in a more "horizontal" perspective process of teaching and learning.

Keywords: Projeto UCA. Participatory Research Method. Innovative teaching-learning.

 

Méthodes Participatives et Projeto UCA: les technologies de l’information et de la communication vues comme une culture

 Résumé

Dans le contexte complexe et changeable de la culture numérique, les médias deviennent comme un important espace pour la formation et l'articulation de nouvelles logiques culturelles qui conduisent à des ruptures dans l'environnement scolaire. Pour comprendre ce changement, des nouvelles méthodes d'analyse et de recherche sont développés, comme les Méthodes Participatives. Ils sont des stratégies de recherche et d'action qui visent intervenir dans une situation sociale. Ces méthodes de recherche nous aideront à affronter le défi d’impliquer les technologies de la communication dans la culture propre de l'école, au moyen de la participation de différentes personnes impliquées. Deux études de cas qualitatives sur le projet Un Ordinateur par Enfant (One Laptop per Child brésilienne), a été réalisée en 2012 dans les écoles de Santa Catarina et de Bahia. Les résultats concernent a une forme «verticale» de l'insertion des technologies de la communication dans les écoles, ce qui a conduit à la frustration et démotivation à plusieurs niveaux. A partir de ces considérations, nous avons proposé une intervention pédagogique et didactique dans une des quatre écoles investigueés. Les méthodologies de vidéo et de la photographie participative sont choisies comme possibilités d'action-réflexion-action sur la réalité socioculturelle des élèves à travers les expériences partageés. Les résultats montrent l'importance de mener des activités créatives appropriées à une conception sociale de l'apprentissage, de la centralité d’agence des enfants et des jeunes, et un besoin de redéfinir la relation entre l'enseignant et l'élève, dans une perspective plus «horizontale» de le processus d'enseignement et d'apprentissage.

Mots-clés: Projeto UCA. Méthodologie participative. Enseignement-apprentissage innovatif.


Palavras-chave


Projeto UCA; Metodologia da Pesquisa; Educação para a Participação

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p545

Direitos autorais 2016 Magda Pischetola, Lyana Thediga Miranda

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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