Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p172Resumo
O desenvolvimento das capacidades humanas depende do que é propiciado pelo ambiente, assim, as possibilidades podem ser ampliadas ou tolhidas conforme as condições ofertadas. Uma criança precoce, ou seja, aquela que apresenta determinadas habilidades desenvolvidas prematuramente, tanto pode encontrar o apoio necessário para continuar desenvolvendo suas potencialidades quanto pode se frustrar e se aborrecer num ambiente que não lhe desafia. Desse modo, neste artigo objetiva-se identificar situações educacionais que favorecem e desfavorecem a manifestação e o desenvolvimento da precocidade. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de três crianças precoces em leitura e escrita observadas em ambiente escolar. Os resultados apontam que a precocidade é favorecida quando o educador a reconhece e utiliza estratégias de ensino que desafiam e motivam o aluno, além da presença de recursos materiais. Já a busca pela homogeneização e a padronização, que limitam as escolhas, a liberdade e a criatividade, foram identificadas como desfavorecedoras.
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