Intercâmbios agroecológicos: processos e práticas de construção da agroecologia e da educação do campo na zona da mata mineira

Autores

  • Fabrício Vassalli Zanelli Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Lourdes Helena da Silva Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p638

Resumo

A Educação do Campo vem se consolidando no Brasil, nas últimas décadas, como um paradigma educacional emancipador, protagonizado pelos povos do campo. Também a agroecologia, nesse período, vem se afirmando enquanto ciência, movimento e prática em defesa do desenvolvimento de uma agricultura ecológica, com a autonomia dos sujeitos que a praticam. Na atualidade da sociedade brasileira, a Educação do Campo e a Agroecologia têm, assim, revelado nítidas convergências. São movimentos, conceitos e práticas que, compartilhando uma concepção de campo, projetam um horizonte de libertação e de transformação social; conferem centralidade ao papel exercido por seus sujeitos sociais; valorizam os conhecimentos e práticas historicamente acumulados e, dessa maneira, contrapõem-se às concepções e ideologias que estigmatizam o campo como lugar de atraso e de ausências. No presente artigo, parte integrante de uma pesquisa sobre a formação de agricultores agroecológicos, buscou-se analisar a experiência dos Intercâmbios Agroecológicos, de maneira a evidenciar alguns limites e potencialidades desta dinâmica de formação em curso na região da Zona da Mata mineira. Na realização desses propósitos, conjugaram-se os procedimentos técnicos de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e o método de análise de conteúdo.  Os resultados revelam, entre outros aspectos, a existência de um vigoroso processo de construção e socialização de conhecimentos agroecológicos, que tem fortalecido as dinâmicas sociais dos agricultores e impulsionado o desenvolvimento da Educação do Campo e da Agroecologia na região.

 

 

Biografia do Autor

Fabrício Vassalli Zanelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestre pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Lourdes Helena da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Zanelli, F. V., & Silva, L. H. da. (2017). Intercâmbios agroecológicos: processos e práticas de construção da agroecologia e da educação do campo na zona da mata mineira. Perspectiva, 35(2), 638–657. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p638