O domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1419Resumo
O O presente estudo resultou da investigação e da prática pedagógica no quadro de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico[i], desenvolvido na Universidade do Minho e em escolas cooperantes.Visa descrever e refletir sobre atividades e estratégias promotoras do conhecimento acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o que define e distingue diferentes tipos textuais; no quadro destes, é dedicada especial atenção ao género de divulgação científica mediática, especialmente por contraste com outros géneros.É importante que os alunos desenvolvam estratégias para a compreensão de textos e aumentem o domínio das regras de construção de diferentes tipos de texto, uma vez que estes mostram ter dificuldades, quer na receção/compreensão, quer na produção/estruturação de textos. Para o efeito, este estudo reconhece e fundamenta-se no relevo do conhecimento linguístico, ao nível macrotextual, para a promoção das competências de leitura e escrita. E não ignora que, na formação dos futuros docentes, o conhecimento da composicionalidade textual não pode ser negligenciado.
[i] Em Portugal, o ensino básico encontra-se dividido em três ciclos: o primeiro corresponde aos primeiros quatro anos de escolaridade; o segundo aos dois anos seguintes; e o terceiro aos três anos finais. Completam-se, assim, nove anos de escolaridade, que os alunos iniciam aos seis anos de idade.
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