Solo el nuevo perfume de una vieja ideología

Autores

  • Hugo Calello UAB - Beunos Aires - Argentina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O conteúdo do ensaio pode ser resumido em três pontos básicos: 1. são analisadas as raízes filosóficas, Nietzsche e Heidegger, do que denominamos “o novo perfume de uma velha ideologia”. Uma ideologia cujo poder consensual se apóia na constituição de um imaginário que impregna a sociedade de fantasias e modismos mediante os quais a incerteza, a má sorte, a violência e a desigualdade se apresentam como as novas e absolutas formas de liberdade do início do século; 2. analisa-se, a partir da teoria critica (Adorno), como, por meio da hegemonia da palavra vazia constitui-se um jargão político destinado a manter a sociedade paralisada no consenso rotineiro; 3. discute-se o papel que autores importantes se efetiva na constituição de tal consenso, tanto os novos intelectuais orgânicos da cultura hegemônica como os “pragmatistas” e os “desconstrutivistas”.

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Publicado

2001-01-01

Como Citar

Calello, H. (2001). Solo el nuevo perfume de una vieja ideología. Perspectiva, 19(1), 41–70. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos