Realidade do ensino de História: a formação teórica, base para a prática pedagógica?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este estudo analisa as informações coletadas durante a investigação realizada no Estado de Santa Catarina, no penado de abril a junho de 1984, junto a 140 professores de História de 1º e 2º graus, da escola pública estadual. Basicamente, este estudo considera a questão da formação teórica do professor entendida, aqui, como a formação recebida no ensino superior e a possibilidade de embasamento desta formação para a prática pedagógica. A análise das informações obtidas durante a aplicação da pesquisa mostrou que a grande maioria dos professores atuantes na escola pública de 1º e 2° graus "não está satisfeita" com a formação teórica recebida no ensino superior porque, segundo esses professores, esta formação "não satisfaz e nem dá embasamento para a prática pedagógica". Estes determinantes possibilitaram a reflexão sobre os posicionamentos dos professores quanto ao nível de preparação ue julgaram haver recebido e/ou estar recebendo no ensino superior nas disciplinas de instrumentalização da Ciência e da Pedagogia. Em vista dos questionamentos levantados pelos professores quanto à insuficiência da formação teórica recebida no ensino superior, procuro conclamar o leitor para uma reflexão no sentido de buscar alternativas visando uma "melhoria" da questão formação teórica e prática pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional