Crise da universidade, crise da educação ou crise da sociedade brasileira?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
En una sociedad como la brasileña, basada en los privilegios de clase de la burguesía, la presencia de 70 millones de harmbrientos, de 8 millones de niños sin escuela, de elevados tasas de evasión y de reprobación escolar y la oferta de una educación descualificada para la mayoría del contingente escolar, son productos "naturales" y absolutamente de acuerdo a las exigencias deI "capitalismo brasileño". Por esto, se sostiene la tesis de que históricamente la tarea que se impone prioritariamente a la educación es la lucha por su propia transformación, subordinada y articulada con la lucha por la transformación de la sociedad brasileña, condición sin la cual el proclamado principio de defensa de una educación volcada hacia los intereses de las subalternas se vuelve vacío y abstracto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.