Fábrica x escola: identidades e especificidades de uma relação algumas reflexões

Autores

  • Antônio Berto Machado UFCG - Campina Grande - PB

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise preliminar de alguns aspectos da organização do process de trabalho, na fábrica e na escola, visando a contribuir, de forma sintética, na discussão quanto à relação linear assumida nas analogias entre fábrica e escola. Nesta perspectiva, inicialmente, tentou-se situar a questão dentro do contexto da economia da educação. Em seguida foi feita uma análise da organização do processo de trabalho na fábrica e na escola, enfatizando-se os seguintes aspectos: localização na esfera econômica, produção, o trabalhador e o controle. Concluindo, foram traçadas algumas consideraçôes finais que não expressam um caráter conclusivo.

Biografia do Autor

Antônio Berto Machado, UFCG - Campina Grande - PB

Graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela UFRN, especialização em orientação educacional pela PUC - MG, mestrado em Educação pela UFMG e doutorado em Educação pela UFRGS.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1989-01-01

Como Citar

Machado, A. B. (1989). Fábrica x escola: identidades e especificidades de uma relação algumas reflexões. Perspectiva, 7(13), 101–115. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos