Aprender língua estrangeira por imitação ou por estímulo? Algumas reflexões sobre a qualidade do ensino de língua estrangeira na escola fundamental

Autores

  • Elisabeth Maria Trauer Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A formação deficitária do professor de língua estrangeira reflete diretamente na qualidade do seu ensino, tornando-o objeto de críticas e insatisfações. Na análise suscinta do Relatório Final do Projeto Piloto, com relação ao nível de formação de professores de Alemão em Santa Catarina, constata-se que muitos possuem apenas o 2º Grau e nível de conhecimento de língua alemã. Com a aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que prevê a obrigatoriedade do ensino de línguas estrangeiras modernas no 1º e 2º Graus, esta deficiência tenderá a permanecer e/ou agravar-se. Consciente da importância do ensino de língua estrangeira na escola fundamental proponho-me a pesquisar e aprofundar as questões relativas ao ensino de Alemão.

Biografia do Autor

Elisabeth Maria Trauer, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Graduação em Licenciatura em Letras |Português - Alemão pela UFRGS (1967), mestrado em Educação pela UFSC (1994) . Atualmente é Professor da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1991-01-01

Como Citar

Trauer, E. M. (1991). Aprender língua estrangeira por imitação ou por estímulo? Algumas reflexões sobre a qualidade do ensino de língua estrangeira na escola fundamental. Perspectiva, 9(16), 24–31. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos