Desenvolvimento moral: de Piaget a Kohlberg

Autores

  • Lucila Diehl Tolaine Fini Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo versa sobre estudos realizados por Kohlberg, pesquisador norte-americano, a respeito do "desenvolvimento moral". Insatisfeito com o enfoque da teoria psicanalítica e das teorias de aprendizagem social para explicar a socialização, dedicou-se a analisar a questão a partir do enfoque cognitivo, redefinindo os estágios de julgamento moral propostos por Piaget. Após uma rápida passagem pelas fases propostas por Piaget, o artigo discorre sobre as pesquisas de Kohlberg, os níveis e estágios de desenvolvimento moral propostos pela sua teoria e alguns resultados e conclusões para a ação pedagógica.

Biografia do Autor

Lucila Diehl Tolaine Fini, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Ciências Jurídicas eSociais pela PUC-Campinas (1968) e doutorado Psicologia da Educação pela PUC-São Paulo (1987) . Atualmente é Professor UNICAMP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Como Citar

Fini, L. D. T. (1991). Desenvolvimento moral: de Piaget a Kohlberg. Perspectiva, 9(16), 58–78. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos