Desenvolvimento moral: de Piaget a Kohlberg
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
Este artículo trata de estudios realizados por Kohlberg, envestigador norte-americano, en relación al "deselvolvimiento moral". lnsatisfecho con el enfoque de la teoria psicoanalística y con las teorias del aprendizage social para explicar la socialización, esté autor se dedicó a analizar el asunto partiendo del enfoque cognotivo, redefiniendo las etapas del juicio moral propuestos por Piaget. Después de una rápida discusión de las etapas propuestas por Piaget, el artículo discute las investigaciones de Kohlberg enfocando los grados y las etapas de desenvolvimiento moral propuestos en su teoria. También son discutidos algunos de los resultados y algunas de sus conclusiones en relación a la acción pedagógica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
