Crianças: educação, culturas e cidadania ativa

Autores

  • Manuel Jacinto Sarmento

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente texto analisa a necessidade social que emerge do fato de as crianças constituírem contemporaneamente não já apenas o motivo do cuidado e da preocupação dos adultos, mas de assumirem, a vários títulos, a centralidade da atenção coletiva, por efeito das importantes transformações demográficas que se verificam, bem como pelas mudanças que ocorrem no contexto mundial nas instituições tradicionalmente associadas aos mundos de vida das crianças: a família e a escola. Produzido na motivação de respaldar um projeto cuja intenção é “o conhecimento sobre o que se conhece sobre as crianças” e também sobre os discursos políticos e legais em que a criança é alvo das atenções, espera-se que o desenvolvimento do projeto permita reconfigurar idéias, representações e evidências sobre as crianças e a infância portuguesas e brasileiras, bem como fundamentar propostas para o funcionamento das organizações educativas, para a consolidação das políticas de educação e atendimento de crianças e para a promoção da cidadania ativa.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

Sarmento, M. J. (2005). Crianças: educação, culturas e cidadania ativa. Perspectiva, 23(1), 17–40. https://doi.org/10.5007/%x