“Super-Meninas em: o poder do rosa!?!” Por uma compreensão das feminilidades infantis a partir dos estudos de mídia, gênero e infância

Autores

  • Juliane Di Paula Odinino Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p887

Resumo

O presente artigo problematiza o lugar social e cultural da menina, no contexto da
cultura midiática globalizada. O recorte analítico remete à pesquisas realizadas com
crianças de séries iniciais, da região da grande Florianópolis, em seus contextos escolares
e da presença de referenciais identitários que culminam na imagem da que
denominamos Menina-Super-Poder-Rosa. A análise dialoga, tensiona e questiona tal
representação, cujos signi

Biografia do Autor

Juliane Di Paula Odinino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2016-04-01

Como Citar

Odinino, J. D. P. (2016). “Super-Meninas em: o poder do rosa!?!” Por uma compreensão das feminilidades infantis a partir dos estudos de mídia, gênero e infância. Perspectiva, 33(3), 887–913. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p887

Edição

Seção

Dossiê Gênero, Mídia e Infância