O papel da brincadeira de faz de conta no processo de humanização de crianças ribeirinhas da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p855Abstract
De acordo com a teoria histórico-cultural, o ser humano se humaniza reconstituindo em si e por si as características históricas da humanidade. Esse processo ocorre nas relações sociais, via atividade humana mediada por instrumentos físicos e simbólicos. Na fase pré-escolar, a brincadeira de faz de conta é a atividade que guia esse processo. Ao brincar, a criança descobre e se apropria dos conteúdos de seu universo cultural, formando suas qualidades humanas. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é analisar e discutir o papel que a brincadeira de faz de conta desempenha no processo de humanização das crianças, a partir de uma pesquisa realizada com crianças de uma turma de educação infantil de uma escola ribeirinha da Amazônia. As brincadeiras foram transcritas, organizadas em episódios e analisadas de acordo com os princípios metodológicos da análise microgenética de matriz histórico-cultural. Os resultados demonstram que as crianças ribeirinhas da Ilha do Combu, por intermédio dos signi! cados compartilhados com parceiros por ocasião das brincadeiras de faz de conta, internalizam suas relações sociais, constituindo-se, por esta via, como ribeirinhos amazônidas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.