Produção de filme de animação com e para crianças: os pensamentos podem virar arte

Autores

  • Constantina Xavier Filha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1091

Resumo

A linguagem dos filmes de animação atinge o público e o gosto de crianças. No entanto, na maioria das vezes, as crianças são alijadas do processo de produção desses filmes. Há algumas experiências no Brasil e no exterior em que as crianças participam desse processo, ora experimentando a linguagem, ora produzindo conteúdos. Pensando sobre o alcance lúdico, imaginativo e criativo do cinema aliado à cultura da infância, foram desenvolvidos encontros de pesquisa com crianças dos 5ºs anos do Ensino Fundamental em uma escola pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no âmbito de pesquisas com apoio do CNPq e de projetos de extensão, nos anos de 2010 a 2013. Nesses encontros, juntamente com as questões relacionadas à linguagem cinematográfica, outras temáticas foram priorizadas para garantir a construção da narrativa dos filmes, entre elas, gênero, sexualidade, diversidade/diferença e violências contra crianças. No decorrer do processo, produziu-se juntamente com as crianças roteiros, cenários, construção de personagens e demais processos de produção e planejamento de pós-produção dos filmes de animação: Jéssica e Júnior no mundo das cores (2010); A Princesa Pantaneira (2012); Queityléia em perigos reais (2012); Direitos das crianças: uma aventura intergaláctica (2013); e João e Maria: dos contos à realidade (2013). Sendo assim, o presente texto tem por objetivo descrever o processo de produção dos referidos filmes, refletindo sobre a trajetória de produção coletiva entre adultos e crianças na possibilidade de produção de arte, poesia, novas formas de subjetivação e problematização de assuntos que dizem respeito às vivências das infâncias.

 

Production of animation film with and to children: thoughts can become art

 Abstract

The language of animation films reaches the public and also the taste of children. However, in most cases, children are shut out of the process of producing such films. There are some experiences in Brazil and abroad, where children participate in this process, sometimes experiencing the language, sometimes producing contents. Thinking about the playful, imaginative and creative reach of Cinema, combined with childhood culture, we developed research meetings with children from the 5th years of elementary school in a public school in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, in the course of research supported by CNPq and extension projects in the years 2010-2013. In these meetings, along with issues related to cinematic language, other issues were prioritized to ensure the construction of the narrative of films, among them, gender, sexuality, diversity/difference and violence against children. During the process, we produced along with children scripts, scenes, construction of characters and other processes of production and planning post-production of animation films: Jéssica e Júnior no mundo das cores (2010); A Princesa Pantaneira (2012); Queityléia em perigos reais (2012); Direitos das crianças: uma aventura intergaláctica (2013); and João e Maria: dos contos à realidade (2013). This article aims to describe the production process of these films, reflecting on the trajectory of collective production between adults and children in the possibility of producing art, poetry, new forms of subjectivity and problematization of subjects that relate to experiences of childhood.

Keywords: Language and Education. Culture. Communication.


Producción de película de animación con y para niños: los pensamientos pueden volcar arte

 Resumen

El lenguaje de las películas de animación alcanza el público y lo gusto de niños. Sin embargo, en la mayoría de las veces, los niños son alijados del proceso de producción de esas películas. Hay algunas experiencias en Brasil y en el exterior en que los niños participan de ese proceso, ora experimentando el lenguaje, ora produciendo contenidos. Pensando sobre el alcance lúdico, imaginativo y creativo del cine aliado la cultura de la infancia, desarrollamos encuentros de investigación con niños de los 5ºs años de la Enseñanza Fundamental en una escuela pública de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, en el ámbito de investigaciones con apoyo del CNPq y de proyectos de extensión, los años de 2010 a 2013. En esos encuentros, jutamente con las cuestiones relacionadas al lenguaje cinematográfico, otras temáticas fueron priorizadas para garantizar la construcción de la narrativa de las películas, entre ellas, género, sexualidad, diversidad/diferencia y violencias contra niños. En el transcurrir del proceso, producimos juntamente con los niños guiones, escenarios, construcción de personajes y demasiado procesos de producción y planificación de post-producción de las películas de animación: Jéssica e Júnior no mundo das cores (2010); A Princesa Pantaneira (2012); Queityléia em perigos reais (2012); Direitos das crianças: uma aventura intergaláctica (2013); João e Maria: dos contos à realidade (2013). El presente artículo tiene por objetivo describir el proceso de producción de las referidas películas, reflejando sobre la trayectoria de producción colectiva entre adultos y niños en la posibilidad de producción de arte, poesía, nuevas formas de subjetivación y problematización de asuntos que dicen respeto la vivencias de las infancias.

Palabras claves: Lenguaje y Educación. Cultura. Comunicación.

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Unidade de Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2016-04-01

Como Citar

Xavier Filha, C. (2016). Produção de filme de animação com e para crianças: os pensamentos podem virar arte. Perspectiva, 33(3), 1091–1112. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1091