Influência do exercício aeróbico na composição corporal e no consumo máximo de oxigênio em alunos do 2º grau escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O objetivo deste estudo foi diagnosticar e comparar através do pré e pós-teste a influência do exercício aeróbico na composição corporal e no consumo máximo de oxigênio em alunos do 2º grau escolar. Os alunos participantes receberam informações a respeito das alterações fisiológicas' provocadas pelo exercício aeróbico. Tomaram parte deste estudo 28 alunos nos quais 20 concluíram o programa satisfatoriamente. Todos os alunos eram estudantes do 2º grau do Colégio de Aplicação (UFSC) na faixa média de idade de 15,9 anos, sendo a variação de 14,7 a 17,5 anos. O estudo abrangeu apenas os alunos do sexo masculino, compreendendo avaliações antropométricas, metabólicas e de condição aeróbica. Na área antropométrica foram determinados valores para a estatura, peso corporal e gordura corporal relativa (%). Na área metabólica foi avaliado o consumo máximo de oxigênio. Para avaliar o condicionamento físico foram computados os dados através dos testes e 12 minutos e de 800 metros. O programa constou de 42 sessões de exercício aeróbico com duração de 40 minutos cada, sendo 10 minutos com exercícios de efeito localizado (braço, tronco e perna) e 30 minutos ou até mesmo toda a sessão com exercício de efeito generalizado (andar e correr). As sessões foram realizadas em dias alternados, com exercícios prescritos individualmente, em níveis de 70% a 85% da freqüência cardíaca máxima. Após a computação e comparação dos dados verificou-se que os escolares melhoraram o seu condicionamento físico significativamente (? = 0,001) apenas em sessões normais de Educação Física.
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