Química Geral: tradição X inovação
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este artigo relata o emprego de uma metodologia inovadora de um curso prático de Química Geral do Departamento de Química da UFSC opondo-se ao método tradicional das aulas práticas, comumente chamado de "receita", procurou-se introduzir novas estratégias de ensino, com a intenção de conduzir o aluno a pensar naquilo que está fazendo, planejar e executar experimentos e aumentar o espírito crítico. Apesar das inovações e dos esforços observamos que os alunos vêm sofrendo um excessivo controle por parte dos professores, desde primeiros anos de escolaridade, e que os mesmos não reagiram da maneira esperada quando tiveram a liberdade para tal. Uma avaliação iluminativa do método, porém, mostrou que metodologia inovativa é superior à tradicional e acreditamos que um trabalho a médio prazo terá os efeitos esperados. O método inovador empregado requer continuidade e aperfeiçoamento. Para tanto são listadas as suas vantagens e desvantagens, bem como sugestões para futuras investigações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.