Marx, verdade e discurso
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
En este artículo se propone mostrar que Marx siempre trató de comprender y explicar la razón de ser (social) de las teorias que criticaba. Lo que equivale a decir que no daba prioridad a la crítica de la naturaleza lógico – gnosiológica. En otras palabras, trata de acentuar la naturaleza ontológica del pensamiento de Marx. Sin embargo, como la ontologia, en la atmósfera cultural y filosófica contemporánea, apenas es evocada para, enseguida ser descalificada como relativa, realzar el carácter ontológico del pensamiento de Marx que puede ser confundido con su descalificación. En la esperanza de deshacer tal impresión, este artículo discute, en un segundo momento, algunos de los aspectos del pensamiento de Searle, autor no marxista y contemporáneo que, a su modo, es enérgico crítico del relativismo ontológico en vigor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
