Educação e gestão escolar na América Latina: histórico, desafios e possibilidades

Autores

  • Maria De Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Cesar Geronimo Tello Universidades de La Plata, San Martin e Tres de Febrero (UNTREF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1205

Resumo

Este artigo pretende pensar a escola como um espaço de tolerância e de respeito, que propicie o desenvolvimento de uma cultura democrática, de maneira que o seu funcionamento estimule a participação de todos na tomada de decisões. Isso parece ser utópico e não fazer parte da vontade política das lideranças do mundo globalizado e, sobretudo, capitalista. O trabalho escolar realizado na gestão, na maioria das vezes, perde o sentido de espaço de troca, de construção e de relação social, e é encarado apenas como fator de emancipação econômica, moeda de troca, o que é ilusório, pois a remuneração oferecida de acordo com o mercado não atende, há muito tempo, às reais necessidades. Desse modo, objetiva-se discutir a gestão escolar diante de um contexto histórico na América Latina, ditado por um Estado Neoliberal que não valoriza a Educação Escolar e que entende o trabalho enquanto venda de força produtiva por um salário no final do mês, e não enquanto produção da existência humana. 

 

Education and school management in Latin America: history, challenges and opportunities

 

Abstract

This article intends to think the school as a place of tolerance and respect that fosters the development of a democratic culture, so that its operation encourages the participation of all in decision making processes. This seems to be utopian and not part of the political will of the leaders of the globalized and - especially - capitalist world. The work performed in school management, in most cases, loses the sense of space of exchanges, of social construction and relationship, and is seen only as a factor of economic emancipation and currency exchange, which is illusory because the compensation offered according to the market no long meets the real needs. This way, our goal is to discuss the school management before a historical context in Latin America, which is dictated by a neoliberal state that does not value the school education and that understands labor as sale of productive force for a salary at the end of the month and not as production of human existence.

Keywords: School Management in Latin America. Education and Management. School and Management in Latin America.

 

La educación y la gestión de las escuelas en América Latina: historia, retos y posibilidades

 

Resumen

 

Este artículo se propone pensar la escuela como un lugar de tolerancia y de respeto que propicie el desarrollo de una cultura democrática, por lo que su funcionamiento anima a la participación de todos en la toma de decisiones. Esto parece ser una utopía y no forma parte de la voluntad política de los líderes del mundo globalizado y sobre todo capitalista. En el trabajo de gestión en la escuela, la mayoría de las veces, se pierde el sentido del espacio de intercambio, la construcción y las relaciones sociales, y es visto sólo como un factor de emancipación económica, el comercio de divisas, que es ilusorio, porque la remuneración ofrecida a partir de la lógica del mercado no atiende desde hace mucho tiempo las necesidades reales. Por lo tanto, el objetivo es discutir la dirección [gestión] de la escuela en un contexto histórico en América Latina, dictada por un Estado neoliberal que no valora la educación escolar y que entiende el trabajo como la venta de la fuerza productiva para un sueldo a fin de mes, y no como una producción de la existencia humana.

Palabras claves: Gestión Escolar en América Latina. Educación y Gestión. Escuela y Gestión en América Latina.

 

Biografia do Autor

Maria De Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Cesar Geronimo Tello, Universidades de La Plata, San Martin e Tres de Febrero (UNTREF)

Mestre em Política e Administração da Educação pela Universidade Tres de Febrero (UNTREF), Argentina. Professor em Ciências da Educação das Universidades de La Plata, San Martin e Tres de Febrero (UNTREF), Argentina.

Downloads

Publicado

2016-04-01

Como Citar

Pinto de Almeida, M. D. L., & Tello, C. G. (2016). Educação e gestão escolar na América Latina: histórico, desafios e possibilidades. Perspectiva, 33(3), 1205–1228. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1205

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua