O ensino ativo dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos

Autores

  • Claudia Regina Boen Frizzarini Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Célia Leme da Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p119

Resumo

O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um “método de ensino” para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo.

 

Biografia do Autor

Claudia Regina Boen Frizzarini, Universidade Federal de São Paulo

Mestre e Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Maria Célia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Downloads

Publicado

2016-06-21

Como Citar

Frizzarini, C. R. B., & Leme da Silva, M. C. (2016). O ensino ativo dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos. Perspectiva, 34(1), 119–141. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p119