Bons video games e boa aprendizagem

Autori

  • James Paul Gee ASU - Tempe - Arizona

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p167

Abstract

O artigo defende que os bons  videogames  incorporam bons princípios de aprendizagem, apoiados pelas  pesquisas  atuais  em Ciência Cognitiva, e os lista:  identidade; interação; produção; riscos; customização; agência; boa ordenação dos problemas; desafio e consolidação; “na hora certa” e “a pedido”;  sentidos contextualizados; frustração prazerosa; pensamento sistemático;  exploração, pensamento lateral, revisão dos  objetivos; ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído; equipes transfuncionais e performance anterior à competência.  O artigo conclui com a seguinte pergunta: como podemos tornar  a aprendizagem, dentro e fora das escolas, mais parecida com os games no sentido de que ela use  os tipos de princípios de aprendizagem que os jovens vêem todos os dias nos bons videogames, quando e se estiverem jogando esses games de um modo reflexivo e estratégico?

Biografia autore

James Paul Gee, ASU - Tempe - Arizona

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Pubblicato

2009-01-01

Come citare

Gee, J. P. (2009). Bons video games e boa aprendizagem. Perspectiva, 27(1), 167–178. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p167