Classe média ou classe trabalhadora?: um exercício empírico a partir das percepções dos docentes de Buenos Aires

Autores

  • Ricardo Donaire

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p543

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca conhecer se é possível conceituar as transformações recentes ocorridas nas condições de existência dos docentes como parte de um processo de proletarização.  Para isso,  tomamos como fonte dados  primários coletados a partir de uma amostra representativa de professores primários e secundários em estabelecimentos públicos e privados de “ensino comum” em Buenos Aires, à qual se aplicou um questionário sobre suas condições de existência e sobre a percepção destas. Os dados que apresentamos neste trabalho constituem os primeiros resultados dessa pesquisa e se referem estritamente à percepção dos próprios entrevistados, se os docentes se representam como trabalhadores, em que sentido, até que grau está extendida essa percepção.

Biografia do Autor

Ricardo Donaire

D

Downloads

Publicado

2010-10-28

Como Citar

Donaire, R. (2010). Classe média ou classe trabalhadora?: um exercício empírico a partir das percepções dos docentes de Buenos Aires. Perspectiva, 27(2), 543–568. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p543