O pensamento espacial no ensino de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2024.103093Resumo
O presente artigo apresenta e analisa um conjunto de experiências acerca do uso da metodologia do pensamento espacial no ensino de Geografia nas turmas de primeiro ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Patronato Sagrada Família, em Fortaleza – CE. Na busca de aplicar e avaliar práticas pedagógicas que envolvam o uso da Realidade Aumentada (RA) no ensino de Cartografia, este trabalho propõe a aplicação da metodologia do pensamento espacial no melhoramento das práticas metodológicas em Geografia. Para isso, foram propostas ferramentas educacionais (como a RA) em práticas pedagógicas baseadas em experiências virtuais nas formas de ler o espaço geográfico, sendo o objeto desta pesquisa, desenvolver um ensino de Geografia nos escolares por meio do procedimento metodológico do pensamento espacial e desse modo, promover uma aprendizagem pautada em situações geográficas do cotidiano que estimulem a refletir acerca dos fenômenos geográficos, utilizando conteúdos fundamentais da Geografia como a Cartografia, os princípios e as categorias de análise. A metodologia em questão foi construída com base no procedimento metodológico do pensamento espacial, visando a uma aprendizagem cartográfica que possibilite uma proficiência na leitura de mapas, bem como na interpretação dessas representações, utilizando-se como instrumentos os princípios e as categorias de análise como formas de compreensão dos conceitos geográficos e no entendimento do espaço. Logo, a centralidade do ensino-aprendizagem parte das espacialidades cotidianas e das experiências pedagógicas por meio do uso da RA, por compreender que, não se pode ler o mundo se não se entender a realidade que está em volta.
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