O que pode ocorrer com o ensino de geografia quando o encontro é com a diferença?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e103159

Palavras-chave:

Espaço geográfico, Escola, Lugar eventual, Acontecimento

Resumo

Este trabalho se interessa em perseguir a seguinte questão: O que surge a partir da escola quando a fronteira que a separa da vida é quebrada por acontecimentos históricos e eventualidades geográficas? A inspiração ocorre com autores diversos que propõem fluxos de pensamentos em composição com a Diferença, se destacando a ideia da eventualidade como uma possibilitadora de aberturas. O argumento da pesquisa é o de que o espaço geográfico, quando apoiado nas possibilidades despertadas pelos acontecimentos eventuais, em fuga das tentativas de purificação pedagógicas, viabiliza composições que, em agenciamento, abrem os muros da escola às histórias e geografias não universais. O trabalho, numa tentativa de seguir as pistas que oferecem uma abertura à ignorância, navega por incertezas que diluem o que separa, o que não se ouve, caminha por um tempo que nos expõe às suas forças e um espaço que materializa os encontros de um lugar eventual. E houve uma escola no meio de tudo isso. 

 

Biografia do Autor

Cleber Abreu da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora (MG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Gestão Pública e Sociedade, pela Universidade Federal de Alfenas (MG). Especialização em Psicologia do Desenvolvimento Humano, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor de Geografia da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG).

 

Referências

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Uma arqueologia das ciências humanas. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

HAESBAERT, R. Do corpo-território ao território-corpo(da terra): contribuições decoloniais. Revista GEOgraphia: Niterói, Universidade Federal Fluminense, v. 22, n. 48, p. 74-90, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rogerio-Haesbaert/publication/342342357_DO_CORPO-TERRITORIO_AO_TERRITORIO-CORPO_DA_TERRA_CONTRIBUICOES

DECOLONIAIS. Acesso em: 21 set. 2024.

LARROSA, J. Pedagogia profana: Danças, piruetas e mascaradas. 6. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2019.

LARROSA, J. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 27-44, jan./jun., 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/257437. Acesso em: 16 mar. 2025.

LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

OLIVEIRA JUNIOR, W. M. Geografias menores: potências de expressão entre imagens, pesquisa e educação. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 9, n. 17, p. 27-43, jan./jun. 2019. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/596. Acesso em: 23 set. 2024.

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2019.

RANNIERY, T. Corpos feitos de plástico, pó e glitter: currículos para dicções heterogêneas e visibilidades improváveis. 2016. 413 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UERJ_562bf52856ca9e1a8f4ad0deb039b1dd. Acesso em: 24 set. 2024.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: Transformações Contemporâneas do Desejo. 2. ed. Porto Alegre, RS. Editora da UFRGS, 2016.

SOJA, E. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crítica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

Downloads

Publicado

2025-05-27