Jovens escolares e suas práticas espaciais em cidades pequenas

potencialidades para ensinar e aprender geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107616

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Jovens escolares, Práticas espaciais urbanas, Cidades pequenas brasileiras

Resumo

Compreender o mundo de relações que jovens escolares estabelecem com seus pares e com espaços cotidianos de realização de suas mais diversas práticas espaciais urbanas é tarefa complexa envolve múltiplos aspectos. Este processo tem sua complexidade intensificada ao se tomar como recorte a relação entre espacialidades juvenis em cidades pequenas no Brasil e o ensino de Geografia. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva apresentar aspectos teórico-conceituais e empíricos acerca da relação entre ensino de Geografia e as práticas espaciais de jovens escolares em cidades pequenas. A metodologia adotada para a produção de dados empíricos pauta-se pela pesquisa qualitativa, tendo como instrumento básico questionários aplicados a estudantes da primeira série do ensino médio de escolas públicas de cidades pequenas no estado do Tocantins. Os resultados indicam que as práticas espaciais urbanas, nesse contexto, se dão de modo limitado, demandando esforços específicos para efetivar potencialidades do ensino de Geografia para a formação cidadã.

Biografia do Autor

Afonso Vieira Ferreira , Universidade Federal de Goiás

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduação (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade Suldamérica. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professor da educação básica vinculado à SEDUC Tocantins (TO).

 

Lana de Souza Cavalcanti , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado na Universidade Complutense de Madrid/Espanha e na Universidade de Buenos Aires/Argentina. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Bolsista Produtividade em Pesquisa 1D pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora Titular da Universidade Federal de Goiás.

 

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Publicado

2025-07-09