Jovens escolares e suas práticas espaciais em cidades pequenas
potencialidades para ensinar e aprender geografia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107616Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Jovens escolares, Práticas espaciais urbanas, Cidades pequenas brasileirasResumo
Compreender o mundo de relações que jovens escolares estabelecem com seus pares e com espaços cotidianos de realização de suas mais diversas práticas espaciais urbanas é tarefa complexa envolve múltiplos aspectos. Este processo tem sua complexidade intensificada ao se tomar como recorte a relação entre espacialidades juvenis em cidades pequenas no Brasil e o ensino de Geografia. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva apresentar aspectos teórico-conceituais e empíricos acerca da relação entre ensino de Geografia e as práticas espaciais de jovens escolares em cidades pequenas. A metodologia adotada para a produção de dados empíricos pauta-se pela pesquisa qualitativa, tendo como instrumento básico questionários aplicados a estudantes da primeira série do ensino médio de escolas públicas de cidades pequenas no estado do Tocantins. Os resultados indicam que as práticas espaciais urbanas, nesse contexto, se dão de modo limitado, demandando esforços específicos para efetivar potencialidades do ensino de Geografia para a formação cidadã.
Referências
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 98p. (Coleção repensando a Geografia).
CAVALCANTI, Lana de Souza. Juventudes, ensino de Geografia e formação/atuação cidadãs In: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (Org.). Geografia das juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A metrópole em foco no ensino de Geografia: o que/para que/para quem ensinar? In: PAULA, Flávia Maria de Assis; CAVALCANTI, Lana de Souza; SOUZA, Vanilton Camilo de. Ensino de Geografia e Metrópole. Gráfica e Editora América, Goiânia-GO: 2014.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases Teórico-metodológicas da Geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. (org.). Formação de Professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006. 152p. p. 27-51. Disponível em: http://nepeg.com/livros/formacao-do-professor/. Acesso em: 18 dez. 2023.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 24, 2003.
ENDLICH, Ângela Maria. Entre as pequenas cidades concretas e as utopias: reflexões sobre o devir. In: BRANDÃO, Paulo Roberto Baqueiro (Org.). Cidades médias e pequenas: Reflexões sobre dinâmicas espaciais contemporâneas. Curitiba (PR), Appris Editora, 2019. Pp. 15-37.
FRESCA, Tânia Maria. Em defesa dos estudos das cidades pequenas no ensino de Geografia. Revista Geografia (Londrina), v. 10, n. 1, p. 27-34, jan.-jun. 2001. Disponível em: https://www.uel.br/revistas//uel/index.php/geografia/article/view/10212/9028. Acesso em: 1 nov. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Prévia da população calculada com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 até 25 de dezembro de 2022: População dos municípios. Rio de Janeiro - RJ: Diretoria de Pesquisas - DPE - Coordenação Técnica do Censo Demográfico - CTD, 2022. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2022/Previa_da_Populacao/POP2022_Municipios_20230622.pdf. Acesso em: 2 nov. 2023.
LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008. 190p.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 5. ed. São Paulo: Centauro, 2001. 146p.
LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev. 2006. 476p.
PRADO, Rosane M. Cidade Pequena: Paraíso e Inferno da Pessoalidade. Cadernos de Antropologia e Imagem, [s./l.], n. 4, p. 31-56, 1995. Disponível em: http://ppcis.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Cadernos-de-Antropologia-e-Imagem-4.-A-cidade-em-imagens.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2014. 120p.
SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional. 5. ed. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2013. 176p.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006. 474p.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999. 308p.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Práticas Espaciais Insurgentes em um Mundo Globalizado: da “revolução molecular” à política de escalas. In: MENDONÇA, Francisco et. al (orgs.). Espaço e tempo: Complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: ANPEGE/Ademadan, 2009.
SILVA, Onildo Araujo da. Cidade pequena: possibilidades de definição. In: BRANDÃO, Paulo Roberto Baqueiro (org.). Cidades médias e pequenas: Reflexões sobre dinâmicas espaciais contemporâneas. Curitiba (PR): Appris Editora, 2019. p. 201-217.
SPOSITO, Eliseu Savério; JURADO DA SILVA, Paulo Fernando. Cidades pequenas: Perspectivas teóricas e transformações socioespaciais.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2013. 148p.
VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 520p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.




