A plataformização da educação brasileira e seus impactos
o domínio das multinacionais e a formação de dependentes digitais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e108012Palavras-chave:
Plataformização da educação, pedagogia em rede, reforma do ensino médio, escola do cansaço, privatização do sistema educacionalResumo
Estamos vivenciando uma epidemia de dependência digital, impulsionada pela aceleração tecnológica e por sistemas algorítmicos altamente viciantes, personalizados e neurotóxicos. Essa tendência, típica do capitalismo de plataforma, alcançou setores sensíveis como a educação básica, gerando problemas de comunicação, relações interpessoais fragilizadas, impactos na prática pedagógica e até no desempenho cognitivo dos estudantes. Inserido nessa lógica, este trabalho tem como objetivo analisar criticamente os efeitos da plataformização da educação brasileira, com foco nas consequências pedagógicas, sociais e econômicas da adoção de plataformas digitais controladas por multinacionais. A metodologia parte de revisão de literatura recente, articulada a obras como O Capitalismo de Vigilância (Zuboff, 2020) e Sociedade do Cansaço (Han, 2015), que evidenciam o caráter viciante do meio digital e o uso de dados para alimentar algoritmos e mercadorias personalizadas. No campo educacional, nota-se que a maioria das plataformas vem das big techs, visando capturar o inconsciente juvenil e fortalecer o capitalismo de vigilância.
Referências
BARBOSA, Renata Peres; ALVES, Natália. A Reforma do Ensino Médio e a Plataformização da Educação: expansão da privatização e padronização dos processos pedagógicos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-26, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61619. Acesso em: 20 out. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nº 11.494, de 20 de junho de 2007, revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005, e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 17 fev. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: Acesso em: 20 out. 2024.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
HAN, Byung-Chul. A sociedade do cansaço. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
PARANÁ. Secretaria da Educação do Paraná. Recurso educacional digital da rede estadual torna ensino mais eficiente e prazeroso. 2024. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Recurso-educacional-digital-da-rede-estadual-torna-ensino-mais-eficiente-e-prazeroso. Acesso em: 20 out. 2024.
PARANÁ. Conselho Estadual de Educação do Paraná. Secretário Renato Feder fala das metas e objetivos da SEED para 2022. 2022. Disponível em: https://www.cee.pr.gov.br/Noticia/Secretario-Renato-Feder-fala-das-metas-e-objetivos-da-SEED-para-2022. Acesso em: 22 out. 2024.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
SKINNER, Burrhus Frederic. Tecnologia do ensino. Tradução de Rodolpho Azzi. São Paulo: Herder, Ed. da Universidade de São Paulo, 1972
SELWYN, Neil. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle M. S.; ROSADO, Luiz Alexandre S.; CARVALHO, Jaciara de Sá (orgs.). Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-102.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018.
WILKE, Valéria Cristina Lopes; FEIJÓ, Marcelo Santos. Aspectos da plataformização educacional na educação básica brasileira: a "Escola do Cansaço" na era do Big Data. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 10, p. 418-437, nov. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p418-437. Acesso em: 20 out. 2024.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Tradução de Paulo Geiger. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
ZUIN, Antônio A. S. Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e80158, p. 1-22, 2021, p. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.80158. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/N3RTmG6XkFTHFhbm4LcfCMy/?lang=pt. Acesso em: 20 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.




