A plataformização da educação brasileira e seus impactos

o domínio das multinacionais e a formação de dependentes digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e108012

Palavras-chave:

Plataformização da educação, pedagogia em rede, reforma do ensino médio, escola do cansaço, privatização do sistema educacional

Resumo

Estamos vivenciando uma epidemia de dependência digital, impulsionada pela aceleração tecnológica e por sistemas algorítmicos altamente viciantes, personalizados e neurotóxicos. Essa tendência, típica do capitalismo de plataforma, alcançou setores sensíveis como a educação básica, gerando problemas de comunicação, relações interpessoais fragilizadas, impactos na prática pedagógica e até no desempenho cognitivo dos estudantes. Inserido nessa lógica, este trabalho tem como objetivo analisar criticamente os efeitos da plataformização da educação brasileira, com foco nas consequências pedagógicas, sociais e econômicas da adoção de plataformas digitais controladas por multinacionais. A metodologia parte de revisão de literatura recente, articulada a obras como O Capitalismo de Vigilância (Zuboff, 2020) e Sociedade do Cansaço (Han, 2015), que evidenciam o caráter viciante do meio digital e o uso de dados para alimentar algoritmos e mercadorias personalizadas. No campo educacional, nota-se que a maioria das plataformas vem das big techs, visando capturar o inconsciente juvenil e fortalecer o capitalismo de vigilância.

Biografia do Autor

Daniel Svezzia Alcarpe, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Geografia na educação básica.

 

 

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Publicado

2025-11-26