GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CARTOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH E O GPS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Iomara Barros de Sousa

Resumo


Ensinar Geografia vai além da localização de fenômenos geográficos, cuja propostas didático-pedagógicas devem permitir aos alunos ampliarem e desenvolverem o pensamento espacial a partir do seu espaço de vivência. O objetivo deste artigo é mostrar a utilização do Google Earth e do GPS como instrumentos de ensino para as aulas de Geografia aplicados em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Gonçalo/RJ. As atividades realizadas integram o módulo 1 "Aplicando novas tecnologias à Cartografia" referente ao material educacional gratuito, por meio da Internet, denominado “Mapeando Meu Rio” (MMR) disponível em http://www.mapeandomeusrios.com.br. A metodologia pesquisa-ação considera alunos e professores, ao mesmo tempo, como sujeitos e objetos em movimento no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam dificuldades dos educandos em relação aos elementos básicos de Cartografia. No entanto, eles sentiram-se entusiasmados e motivados com a utilização do Sensoriamento Remoto e do GPS.


Palavras-chave


Google Earth; GPS; Ensino de Cartografia.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870

v. 6, n. 10, setembro 2019.