GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CARTOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GOOGLE EARTH E O GPS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Iomara Barros de Sousa Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Campus Rio Claro/SP

Resumo

Ensinar Geografia vai além da localização de fenômenos geográficos, cuja propostas didático-pedagógicas devem permitir aos alunos ampliarem e desenvolverem o pensamento espacial a partir do seu espaço de vivência. O objetivo deste artigo é mostrar a utilização do Google Earth e do GPS como instrumentos de ensino para as aulas de Geografia aplicados em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Gonçalo/RJ. As atividades realizadas integram o módulo 1 "Aplicando novas tecnologias à Cartografia" referente ao material educacional gratuito, por meio da Internet, denominado “Mapeando Meu Rio” (MMR) disponível em http://www.mapeandomeusrios.com.br. A metodologia pesquisa-ação considera alunos e professores, ao mesmo tempo, como sujeitos e objetos em movimento no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam dificuldades dos educandos em relação aos elementos básicos de Cartografia. No entanto, eles sentiram-se entusiasmados e motivados com a utilização do Sensoriamento Remoto e do GPS.

Biografia do Autor

Iomara Barros de Sousa, Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Campus Rio Claro/SP

Possui licenciatura (2007) e bacharel (2010) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Básica modalidade no ensino de Geografia pela Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Geografia (2014) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora  de Geografia efetiva na rede municipal de Macaé/RJ. Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Campus Rio Claro/SP cuja linha de pesquisa é Formação Continuada de Professores de Geografia em exercício e o ensino de Geotecnologias. Têm experiência no ensino de Geografia na Educação Básica (Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio).

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Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Artigos Científicos